sábado, 10 de dezembro de 2011

Não deixem vossa fé morrer

Estava em oração e fiquei pensando em todos os retiros que nós realizamos neste ano e no ano passado aqui nos Açores e me veio algo que me inquietou...
Como estão as pessoas que nós conhecemos? Como está a sua fé?

E observando que em muitos a chama manteve-se acesa, e outros às vezes sim e às vezes não,e ainda em outros que a fé está quase que indo embora, mas nesse momento o Senhor disse-me:


"Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas.Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega." ( Is 42,1-3a)

E então esse trecho do versículo 3a foi o que me saltou ao coração: "Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega"
Vocês já viram um caniço? Pelo nome já percebemos que é um caninho fininho, pequeno talvez ou seja é algo muito frágil. Agora imaginem isso "rachado"...
E ainda continua dizer não extinguirá a mecha que ainda fumega. E o que é uma mecha?
Eu entendo que é uma pequena porção de alguma coisa, como por exemplo uma mecha de cabelo não é o cabelo todo. Estão conseguindo entender?


Não são grandes coisas, mas até isso o Senhor quer usar e isso me deixa inteiramente feliz, pois ainda que seja um caniço rachado ou uma mechinha fumegante ainda é útil ao Senhor e como disse o Santo Padre no seu primeiro discurso e ficou marcado para sempre em mim:  "Agora vejo que Deus sabe trabalhar com material insuficiente!"


Mas onde eu quero chegar é numa coisa que aconteceu comigo há alguns anos atrás quando fui convidado a pregar numa cidade próxima a minha chamada Pombos e quando eu me preparava para a pregação em oração me veio uma música que dizia assim:


Eu nesse côco num vadeio mais
Apagaro o candeeiro, derramaro o gai (Muito ungida né? rsrsrsrs)
Aí eu disse: E eu "tô" ficando doido? Mas quanto mais eu rezava mais a bendita música ficava a insistir na minha mente...
Então parei e comecei a cantar pra ver o que o Senhor queria me dizer com essa canção, pois aprendi que o Espírito age como quer e quando quer...


Apagaro o candeeiro ( Apagaram) e derramaro o gai ( derramaram o gás)
Aí pude perceber que algo apagado ainda pode ser aceso, mas para mantê-lo aceso é necessário ter um combustível e caso além de ser apagado derramarem o gás (combustível) como ficaria aceso?
Deus estava pedindo que era pra eu falar de reinflamar o Carisma, pois depois vim saber  que aquele grupo que fazia parte da Renovação Carismática Católica (RCC) não tinha liberdade de exercer os Carismas e estavam desanimados, mas para Honra e Glória de Deus o grupo permaneceu firme...


São Paulo vai dizer a Timóteo : Por isso, quero exortar-te a reavivar o carisma que Deus te concedeu pela imposição de minhas mãos. (2 Tm 1,6) e ainda: Não te descuides do carisma que está em ti, que te foi dado mediante uma profecia acompanhada da imposição das mãos dos presbíteros. (1 Tm 4,14)



E é pensando nestes fatos que eu quero pedir a todos que já tiveram uma experiência com o Senhor para não descuidar desse caniço que anda rachado, mas que Deus que usar para levar a Água Viva do Espírito Santo aos que necessitam e também que usar essa pequena chama ou mecha que ainda fumega para incendiar os corações.


Jesus não pede que tenhamos uma grande fé, mas, mesmo que nossa fé seja do tamanho de grão de mostarda com essa fé depositada no Senhor poderemos:

Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’, e ela irá. Nada vos será impossível(Mt 17,20)  E ainda:O Senhor respondeu: “Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. (Lc 17,6)


O que eu peço ao Senhor é que toda a gente possa usar a sua fé e não desanimar quando vierem os momentos de dificuldades.
Queridos não deixem vossa fé morrer!!!
Amém!!

2 comentários:

  1. na hora certa... mais uma vez, eu precisava de escutar/ ler isso ai. obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Eu falei sobre isso em um Cenáculo e usei essa mesma imagem pra mostrar o grão de mostarda...
    Não podemos deixar a nossa fé morrer, e se derramarem o gás, Deus coloca um novo!
    Obrigada por tuas palavras sempre tão necessárias!

    ResponderEliminar