quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O terrível mal da inveja

Estou agora em nova missão na cidade de Mossoró no RN e como de costume continuarei a fazer na medida do possível algumas reflexões e no dia de hoje gostaria de meditar um pouco sobre um dos pecados capitais na minha opinião mais terrível de todos; a INVEJA.




Você pode estar se perguntando o porquê de eu falar assim já que todo pecado é ruim, mas tenho motivos para assim pensar e vou dizer. 




Primeiro:
"foi por inveja do diabo que a morte entrou no mundo, e experimentam-na os que são do seu partido" (Sb 2,24)



Como  pudemos observar a morte entrou no mundo justamente por tal pecado ou por tal sentimento, enfim. Mas não pára por aí, pois poderíamos pensar que é uma coisa boba e inclusive já ouvi muito o termo "Inveja santa" e acredito que você também. No meu ponto de vista se uma coisa tem uma raiz má não pode da um fruto bom, mas cada um com sua opinião...




Mas, continuando...

Foi por inveja que Caim matou seu irmão Abel por ter oferecido algo melhor para o Senhor:
Aconteceu, tempos depois, que Caim apresentou ao SENHOR frutos do solo como oferta. Abel, por sua vez, ofereceu os primeiros cordeirinhos e a gordura das ovelhas. E o SENHOR olhou para Abel e sua oferta, mas não deu atenção a Caim com sua oferta. Caim ficou irritado e com o rosto abatido Então o SENHOR perguntou a Caim: “Por que andas irritado e com o rosto abatido? Não é verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida? E se fizeres o mal, não estará o pecado espreitando-te à porta? A ti vai seu desejo, mas tu deves dominá-lo”. Caim disse a seu irmão Abel: “Vamos ao campo!” Mas, quando estavam no campo, Caim atirou-se sobre seu irmão Abel e o matou. (Gn 4,3-8)






 Observemos o que tal sentimento provocou; o primeiro fratricídio da história. Continuemos nossa reflexão...


Ainda falando de irmãos José é vendido como escravo por inveja de seus irmãos e pior é que Jacó seu pai sabia da inveja dos seus irmãos : Os irmãos o invejavam, mas o pai guardou o assunto. (Gn 37,11) 




Eles, porém, tendo-o o visto de longe, antes que se aproximasse, tramaram a sua morte.
Disseram uns aos outros: “Aí vem o sonhador!
Vamos matá-lo e lançá-lo numa cisterna. Depois diremos que um animal feroz o devorou. Assim veremos de que lhe servem os sonhos”.
Rúben, porém, ouvindo isto, tentou livrá-lo de suas mãos e disse: “Não lhe tiremos a vida!”




E acrescentou: “Não derrameis sangue. Lançai-o naquela cisterna no deserto, mas não levanteis a mão contra ele”. Dizia isso porque queria livrá-lo das mãos deles e devolvê-lo ao pai.
Assim que José se aproximou dos irmãos, estes o despojaram da túnica, a túnica de mangas compridas que trazia,
agarraram-no e o lançaram numa cisterna que estava sem água.




Depois sentaram-se para comer. Levantando os olhos, avistaram uma caravana de ismaelitas, que se aproximava, proveniente de Galaad. Os camelos iam carregados de especiarias, bálsamo e resina, que transportavam para o Egito.
E Judá disse aos irmãos: “Que proveito teríamos em matar nosso irmão e ocultar o crime?




É melhor vendê-lo a esses ismaelitas. Não levantemos contra ele nossa mão, pois ele é nosso irmão, nossa carne”. E os irmãos concordaram.
Ao passarem os comerciantes madianitas, os irmãos tiraram José da cisterna e por vinte moedas de prata o venderam aos ismaelitas, que o levaram para o Egito. ( Gn 37,18-28)







  Poderíamos ainda refletir sobre a inveja de Saul por Davi entre outros tantos, mas quero falar do mais terrível de todos exemplo de onde a inveja pode levar :


Pilatos bem sabia que eles haviam entregado Jesus por inveja. (Mt 27,18) 


Quero pois  finalizar com aquilo que o próprio Senhor disse a Caim:Não é verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida? E se fizeres o mal, não estará o pecado espreitando-te à porta? A ti vai seu desejo, mas tu deves dominá-lo  

Gn 4,7b)


É justamente  esse dominar que devemos pedir ao Senhor todos os dias pois sabemos  o quanto somos limitados e estamos propensos a cair, mas unidos ao Santo Espírito que vem em socorro à nossa fraqueza(Rm 8,26) e a Nossa Senhora que diz que quem age unido a ela não peca (Eclo 24,30) poderemos vencer toda e qualquer inclinação ao pecado e principalmente esse da terrível inveja.


Quando vier o desejo Deus diz que devemos dominá-lo, afinal Domínio próprio é um dos frutos do Espírito (Gl 5,23)
Peçamos incansavelmente essa graça!! 
                                                                Amém!!




Sem comentários:

Enviar um comentário