segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Simão ou Zaqueu?

Quero  refletir um pouco sobre duas personagens que receberam Jesus em sua casa e como foi essa visita para cada um... 
Começo com Simão um fariseu:


Um fariseu convidou Jesus para jantar. Ele entrou na casa do fariseu e sentou-se à mesa. Uma mulher, pecadora da cidade, soube que Jesus estava à mesa na casa do fariseu e trouxe um frasco de alabastro, cheio de perfume. Ela postou-se atrás, aos pés de Jesus e, chorando, lavou-os com suas lágrimas. Em seguida, enxugou-os com os seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. Ao ver isso, o fariseu que o tinha convidado comentou: “Se este homem fosse profeta, saberia quem é a mulher que está tocando nele: é uma pecadora!” Então Jesus falou: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Ele respondeu: “Fala, Mestre” ”Certo credor”, retomou Jesus, “tinha dois devedores. Um lhe devia quinhentas moedas de prata, e o outro cinqüenta. Como não tivessem com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles o amará mais?” Simão respondeu: “Aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Julgaste corretamente”. Voltando-se para a mulher, disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei na tua casa, não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, lavou meus pés com lágrimas e os enxugou com seus cabelos. Não me beijaste; ela, porém, desde que cheguei, não parou de beijar meus pés. Não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por isso te digo: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, pois ela mostrou muito amor. Aquele, porém, a quem menos se perdoa, ama menos”. Em seguida, disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. Os convidados começaram a comentar entre si: “Quem é este que até perdoa pecados?” Jesus, por sua vez, disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!” (Lc7, 36-50)


Nada mudou na vida de Simão que embora tenha convidado Jesus para sua casa não permitiu que  Ele entrasse no interior de sua alma e como eu falava no retiro deste fim de semana ele deixou Jesus entrar de forma “externa”  em sua vida.
O que faz pensar em quantas vezes vamos à Santa Missa e recebemos o Senhor de forma externa na Palavra, na Eucaristia e não acontece nada conosco. Nada muda eu volto pra casa pior do que eu entrei...


Vamos falar um pouco da outra persongem...
Jesus tinha entrado em Jericó e estava passando pela cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era baixinho. Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão.Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. (Lc 19,1-10)


Diferente de Simão, Zaqueu recebeu o Senhor com alegria  e permitiu que Jesus entrasse de forma “interna” em sua vida, pois aquele que era chefe dos cobradores de impostos tornou-se um homem novo que dividiu seus bens com os pobres e devolveu  quatro vezes  o tinha roubado.


O que faz pensar se minha Eucaristia está indo pra minha alma ou estou recebendo como um alimento qualquer.
Lembro como hoje no meu grupo de oração uma visulização que tive de várias privadas e para minha tristeza o discernimento foi que muitas vezes recebemos Jesus na Eucaristia como um alimento qualquer que termina sendo depositado na privada e não damos o devido valor, pois que valor tem aquilo que depositamos na privada?


Sei que é forte isto que estou a dizer, mas é para pensarmos como estamos recebendo o Senhor e também pra saber qual das duas personagens eu me identifico.
Acredito que devemos ver ser estamos deixando Jesus entrar em nós de forma externa ou interna.

Espero que a partir de agora aprendamos com Zaqueu a recebê-lo de forma interna para que tudo em nós seja novo.

“Virgem Santa,hoje no dia em que foste apresentada no Templo peço-te que recebamos o teu Filho que é Deus em nossas vidas como a Senhora recebeu ou seja para servir (Lc 1,38) e como Zaqueu que o recebeu com alegria e abertura de coração.
Ajuda-nos Mãe, pois somos muito fracos.Maria passa na frente!!
                                         Amém!!”

1 comentário: