domingo, 8 de julho de 2012

Tesouros no céu

Vou contar um segredo que pouca gente sabe:
Muita gente fala que eu tenho uma memória muito boa, pois sei algumas poucas passagens da Bíblia de cabeça, mas o segredo é que quando estava me preparando para fazer minha primeira comunhão isso com nove anos de idade eu sempre via na TV Desenhos Bíblicos  como sou fascinado por desenhos animados então ficava fácil de lembrar das histórias e com o passar do tempo era só lembrar daquela história que já conhecia Palavra...

Depois fui aperfeiçoando decorando em qual lado estava na Bíblia, direito ou esquerdo e depois em que lado  em que parte, se estava em cima ou em baixo daquele lado...
Por exemplo:  A parábola do Filho Pródigo eu sei que está do lado direito da minha Bíblia, mais ou menos do meio para baixo. Aí era sou achar o Evangelho de Lucas e ver que está no capítulo 15 e nos versículos  do 11 até o 32...

Porém não é sobre meus métodos de decorar que vou falar, mas sim sobre o que Deus me falou hoje vendo os mesmos Desenhos Bíblicos que via quando criança...
Vi vários, mas um chamou-me a atenção que tinha o título Tesouros no Céu:

Nesse desenho o autor fez uma coletânea sobre a passagem de Jesus por Jericó, onde mostrou o jovem rico, o cego Bartimeu e claro o Zaqueu...
Ele juntou tudo isso numa só história o que e fez entender melhor cada uma...

A história inicia contando sobre Zaqueu que era um homem baixinho que era chefe dos Publicanos e que tinha sua esposa e um filho que chega em casa dizendo: 
-Pai Jesus está passando aqui perto, me leva lá pois eu quero vê-lo!!
Zaqueu responde: -Não deixarei de ganhar uma fortuna para ver um Rabi qualquer!!
Sua esposa por sua vez diz-lhe que eles não precisam de mais dinheiro, pois já têm o suficiente...

Zaqueu em sua ganância sai batendo a porta e encontra Bartimeu  a pedir esmolas e toma a moeda do pobre cego dizendo que ele deve impostos a Roma e que se não pagasse seria preso, mas o cego diz não ter medo de ir pra cadeia. Nisso chega o jovem rico e Zaqueu ao vê-lo sai a seu encontro para inspecionar as mercadoria e tira algo dizendo que era pra pagar o imposto a Roma...

O jovem então sai dizendo que vai ouvir Jesus que está a caminho de Jericó e Bartimeu ao escutar pergunta a Zaqueu para que lado o rapaz tinha ido pois ele queria ir também, mas Zaqueu responde-lhe: É melhor você procurar uma forma de pagar seus impostos e não fica perdendo tempo procurando esse tal Jesus!!

Zaqueu continua seu caminho cobrando impostos quando se depara com essa cena:

Certo homem de posição (o jovem rico) lhe perguntou: "Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?
Jesus respondeu: "Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão só Deus!
Conheces os mandamentos: Não cometas adultério, não mates, não roubes, não levantes falso testemunho; honra teu pai e tua mãe".


Ele disse: "Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude".
Ouvindo, Jesus disse-lhe: "Uma coisa ainda te falta. Vende tudo o que tens, distribui aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois vem e segue-me".

Ele, porém, ouvindo isso, ficou cheio de tristeza, pois era muito rico.
Vendo-o assim, Jesus disse: "Como é difícil aos que têm riquezas entrar no Reino de Deus!
Com efeito, é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!" (Lc 18,18-25)

E ainda vê o encontro de Bartimeu com Jesus:

Quando ele (Jesus) se aproximava de Jericó, havia um cego, mendigando, sentado à beira do caminho.
Ouvindo os passos da multidão que transitava, perguntou o que era.
Informaram-no de que Jesus, o Nazareu, estava passando.
E ele pôs-se a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!"
Os que estavam à frente repreendiam-no, para que ficasse em silêncio; ele, porém, gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem compaixão de mim!"
Jesus se deteve e mandou que lho trouxessem. Quando chegou perto, perguntou-lhe:
"Que queres que eu te faça?" Ele respondeu: "Senhor, que eu possa ver novamente!"
Jesus lhe disse: "Vê de novo; tua fé te salvou".
No mesmo instante, ele recuperou a vista, e seguia a Jesus, glorificando a Deus. E, vendo o acontecido, todo o povo celebrou os louvores de Deus. (Lc 18, 35-43)

Zaqueu ao ver tais cenas volta pra casa pensando em tudo que tinha visto e começa a olhar para tudo que tinha adquirido com os impostos e diz:
"Por que minha casa está tão grande e por que o brilho de meu ouro não é o mesmo?"

Quando encontramos com o Senhor tudo aqui passa a ter um valor totalmente inferior, pois a riqueza de ser de Deus ou melhor de ter Deus supera toda e qualquer coisa e é nesse espírito que Zaqueu sobe na árvore para ver Jesus e o resto da história você conhece... ( Cf.Lc 19, 1-10)

Ele não só deu a metade de seus bens , como também devolveu quatro vezes mais àqueles que havia prejudicado e inclusive àquele jovem rico que antes tinha encontrado
A salvação verdadeiramente entrou na casa de Zaqueu, pois ele encontrou um Tesouro muito melhor.

Ainda dá tempo de eu e você encontrarmos esse Tesouro, mesmo que não nos achemos dignos Dele, Jesus vem dizer-nos: "Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido." (Lc 19,10)

O desenho termina com Zaqueu levando seu filho para ouvir Jesus junto com ele e ouve o Senhor dizendo:

"Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os corroem e onde os ladrões arrombam e roubam,
mas ajuntai para vós tesouros nos céus, onde nem a traça, nem o caruncho corroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam;
pois onde está o teu tesouro aí estará também teu coração."


Se o teu Tesouro está no Senhor, está no Céu então quando o Padre disser na Santa Missa:     " Corações ao alto" você pode responder com convicção: "O MEU CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS."

Que o Senhor abençoe-vos!!











 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário