segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Silêncio de Deus

Há uma passagem na Bíblia que deixa-me um tanto intrigado:
“Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, fez-se no céu um silêncio de meia hora.” (Ap 8,1)
Pois não sabe-se  quanto tempo durou essa meia hora, o tempo de Deus é diferente do nosso o Apóstolo Pedro diz: “Ora, uma coisa  não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.”(2Pd 3,8) E o Salmo 89/90,4 diz: “A teus olhos, mil anos são como o dia de ontem que passou, como um turno de vigília na noite.” Isso realmente é muito intrigante.


Você parou para pensar ?
O Céu ficou em silêncio por meia, mas o que vale pensar aqui é que fazer silêncio não significar calar-se; o silêncio de Deus fala! É meio contraditório dizer isso não é?
O salmistas falam em alguns Salmos: [ De Davi. ] SENHOR, a ti elevo a minha voz: não fiques em silêncio, meu Deus, pois se não me falas, sou como quem desceu à sepultura. Sl 27/28,1
Ó Deus, não fiques silencioso, não fiques calado e indiferente, ó Deus! Sl 82/83,2. Parece que estou errado em falar que fazer silêncio não é calar-se, depois destes salmos, mas por acaso já paraste para pensar por que o Espírito Santo conduziu Jesus ao Deserto?
Sabemos que o Deserto é um lugar de silêncio, mas não significa dizer que estarás calado, presta atenção na exortação do Profeta Ezequiel: Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Ata o turbante na cabeça, calça sandálias nos pés, e não encobrirás a barba nem comerás o pão dos enlutados.(Ez24.17) como geme-se em silêncio? Ora se o silêncio do meu gemido fala, quanto mais o silêncio de Deus?


Devemos ver que há  uma finalidade no silêncio de Deus. Eu penso que quando Ele faz silêncio significa que quer falar-nos mais intimamente, vamos observar uma coisa, no Profeta Isaías narra  como seria a Paixão no capítulo 53 que é tão conhecido por nós, mas quero deter-me no verso 7: “ Oprimido, ele se rebaixou, nem abriu a boca! Como um cordeiro levado ao matadouro ou ovelha diante do tosquiador, ele ficou calado,sem abrir a boca.” Como esse silêncio falou e fala-nos até hoje, poucas palavras ouviu-se da boca do Senhor na sua Paixão,mas como falou-nos e fala-nos.


Talvez , você tenha pedido algo ao Senhor  e não houve resposta, parece que ele está calado, que nem nota tua oração, não sei, mas quero ainda com uma passagem que sempre falou comigo e continua a falar como essa que foi a passagem base para nossa reflexão: “Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos discípulos: “Passemos para a outra margem!” Eles despediram as multidões e levaram Jesus, do jeito como estava, consigo no barco; e outros barcos o acompanhavam. Veio, então, uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: “Mestre, não te importa que estejamos perecendo?” Ele se levantou e repreendeu o vento e o mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento parou, e fez-se uma grande calmaria.” (Mc 4,35-39). Prestou atenção na ordem de Jesus? Aí ja percebemos outra diferença entre fazer silêncio e calar-se, pois se fosse a mesma coisa bastaria dizer uma coisa ou outra. É preciso entender  que o silêncio de Deus fala e fala muito, pois já tive uma experiência  de escutar o silêncio éum barulho ensurdecedor.
Quero finalizar dizendo que independente do tempo que durou a meia hora de silêncio no céu não significa dizer que Deus não estava a falar, e que não está falando neste momento, que talvez estejamos passando, mas, cabe-nos esperar pois da mesma forma que Ele levantou-se no barco e reprendeu o vento e o mar vai fazer no momento oportuno em nossas vidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário