quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Que devo fazer para ganhar a vida eterna?

Quero meditar no dia de hoje numa passagem do Evangelho muito conhecida:


Jesus saiu caminhando, quando veio alguém correndo, caiu de joelhos diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Disse Jesus: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Conheces os mandamentos: não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, não prejudicarás ninguém, honra teu pai e tua mãe!” Ele então respondeu: “Mestre, tudo isso eu tenho observado desde a minha juventude”. Jesus, olhando bem para ele, com amor lhe disse: “Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Ao ouvir isso, ele ficou pesaroso por causa desta palavra e foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens.” (Mc 10,17-22)


Vamos observar as atitudes dessa pessoa diante de Jesus:
Como ele chegou? "Correndo". Ou seja estava apressado como a maioria de nós que estamos sempre, mas essa pessoa mesmo com pressa cai de joelhos diante de Jesus que ao contrário dele “caminhava” significa dizer que  Ele (Jesus) não tem pressa, mas está a nossa espera sempre.


Mas voltando ao homem.. Cai de joelhos diante dele e faz a pergunta “Bom Mestre” que devo fazer para ganhar a vida eterna? Mas a resposta de Jesus é bem complicada “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom e mais ninguém. Ou seja quando Jesus fala isso não quis dizer que ele negou sua dividade, pois quando ele pergunta “Por que me chamas bom”  e depois afirma que só "Deus é bom" ele quis revelar àquele homem quem Ele era, Poderia dizer "eu sou Deus" e aquele  homem de certa forma sabia, pois como que instintivamente caiu de joelhos. Por que digo isso? Se observarmos bem esse homem sabia bem os mandamentos e desde a juventude os observava então ele sabia que só diante de Deus ele deveria prostra-se (cf Dt 5,9)
 Um judeu fiel não se inclinava diante de homem nenhum... (Ler o Livro de Daniel)


Outra pergunta: Por que ele quer ganhar a vida eterna? 
Por que na cabecinha dele a vida eterna era viver para sempre nessa vida; e nessa vida ele era um homem abençoado, possuia muitos bens(versículo22) então não queria ir pra morada dos mortos, o Xeol, não queria deixar suas riquezas...


 Quando Jesus fala da verdadeira vida eterna para aqueles que são fieis aos mandamentos pra aquele homem faltava ainda alguma coisa... Vender tudo o que tem e dar aos necessitados pra ganhar um tesouro no céu e depois segui-lo; e qual é a atitude desse homem? Vai embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens...


Muitas vezes essa é nossa atitude, pois a nossa vida esta pautada às coisas daqui da terrra quando na verdade deveria estar no céu! Não adianta reconhecer Jesus como Deus, prostar-se diante dele, viver os mandamentos, mas o mais importante do seguimento a Deus que é o renunciar-se a si mesmo(Lc 9,23) não vivermos. Não basta só carregar a cruz todos o dias e segui-lo deve renunciar a si mesmo esse é o mais difícil!


Que nossa atitude a partir dessa reflexão possa mudar e assim pedirmos a graça da renuncia de si mesmo para alcançarmos a vida eterna, que é a vida no céu e a força para vivermos bem os mandamentos, reconhecer Jesus como nosso Senhor.


Peçamos inisistentemente o Espírito Santo que vem em socorro de nossa  fraqueza para vencermos nosso próprio "eu" e como o Arcanjo Miguel que hoje celebramos sua solenidade possamos dizer para nós mesmo QUEM COMO DEUS?
  Amém!!!


1 comentário:

  1. Essa passagem marca muito a minha vocação, reflito muito sobre ela sempre e peço a Deus a graça de renunciar a mim mesma e as coisas que Ele me pede. Seu texto é bem completo e nos remete a uma bela analise na palavra e do nosso jeito de vivê-la. Muuito bom! :)

    ResponderEliminar