quinta-feira, 26 de abril de 2012

Onde moras?


Hoje estava em minhas orações quando de repente deparei-me com uma citação Bíblica que aparentemente paracia não ter muito sentido:


No dia seguinte, João estava lá, de novo, com dois dos seus discípulos.
Vendo Jesus caminhando, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”!
Os dois discípulos ouviram esta declaração de João e passaram a seguir Jesus.
Jesus voltou-se para trás e, vendo que eles o seguiam, perguntou-lhes: “Que procurais?” Eles responderam: “Rabi ( que quer dizer Mestre ), onde moras?”
Ele respondeu: “Vinde e vede”! Foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta das quatro horas da tarde.(Jo 1,36-39)


Quando li eu pensei eles não tinham o que dizer e perguntaram onde moras ra puxar uma conversa...
Pois geralmente quando queremos puxar um assunto agente sauda, tipo “Bom dia!” e aí vamos conversando...
Qual teu nome? Moras onde? Fazes o que? Etc.


Mas no caso dos discípulos foi diferente, pois João Batista já o tinha apresentado : Eis o Cordeiro de Deus! E já tinha dito o que ele fazia: Aquele que tira o pecado do mundo(Cf.Jo 1,29) porém esses discipulos queriam muito mais que esse conhecimento superficial e começam a seguir Jesus que por sua vez volta-se para trás e pergunta-lhes: O que procuram? E a resposta foi: Rabi(mestre), onde moras?


Essa pergunta foi tão profunda que Jesus responde com mais profundidade ainda: Vinde e vede. Ou seja Vem e experimenta! Vem conhecer minha intimidade...
Por que falo que foi uma resposta profunda?
Simplesmente pelo fato que Jesus poderia dizer eu moro sei lá" em Nazaré", mas a resposta foi "venha conhecer..." Pois é em casa que mostramos quem verdadeiramente somos.


Uma coisa é o que as pessoas de fora me vêem fazendo: Ricardo é missionário da Obra de Maria!! Já o vi cantando na Missa!! Não é aquele rapaz que prega?
Outra coisa é meus irmãos de missão: Ricardo ronca! Tem chulé!! Fala muito! Ele é bagunceiro... Porque eles têm intimidade comigo e sabem de minhas qualidades e também meus defeitos.


Eles já me viram acordar mal humorado, já me viram com preguiça, mas também me viram querendo alegrar toda a casa, já me viram trabalhando dobrado pra alguém descansar...
Com Jesus foi a mesma coisa, Ele quis mostar quem Ele é.


Fazendo meus estudos na Palavra descobri que não basta Crer nele é preciso ganhar a confiança de Jesus e nós só conseguimos ganhar a confiança através da intimidade:
Estando em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, vendo os sinais que realizava.
Jesus, no entanto, não lhes dava crédito, porque conhecia a todos
e não precisava de ser informado a respeito do ser humano. Ele bem
sabia o que havia dentro do homem. (Jo 2, 23-25)


Realizar milagres, expulsar demônios, curar enfermos são sinais de pessoas que crerem(Cf. Mc 16,17-18), mas não significa dizer que sou íntimo dele :
“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor! ’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.
Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? ’
Então, eu lhes declararei: ‘Jamais vos conheci. (Mt 7,21-23a)


Não devemos apenas que crer que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas devemos ganhar a confiança dele através da intimidade que só adquirida quando eu vou saber onde ele mora.

Mestre onde moras? Dá-nos a conhecer-te! Queremos ser íntimos de ti e com João queremos colocar a cabeça em teu peito e ouvir as batidas de teu coração. Queremos conhecer-te por inteiro e queremos ouvir teu convite de amor.
Vinde e vede!! E como aqueles discípulos queremos passar não só aquele dia, mas todos os dias contigo! Amém!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário