quarta-feira, 9 de maio de 2012

Euraquilão


Hoje estava em minhas orações e em meu coração me veio muito forte a palavra “euraquilão” aí fiquei lembrando onde tinha visto esta palavra... Então lembrei-me da passagem em que Lucas falou acerca desse tal euraquilão:

Quando começou a soprar a brisa do sul, eles julgaram poder executar esse projeto.
Levantaram âncora e foram costeando Creta mais perto: Pouco depois, desencadeou-se ao lado da ilha o furacão conhecido como euraquilão. Incapaz de resistir ao vento, o navio foi arrastado violentamente, e ficamos a mercê dos ventos. Passando rente a uma pequena ilha, chamada Cauda, com dificuldade conseguimos recolher o bote. Após tê-lo içado, os tripulantes usaram expedientes de emergência: cingiram o navio com cordas de segurança e, temendo encalhar em Sirte, desceram a âncora flutuante e ficaram à deriva .


Quando, no dia seguinte, fomos violentamente sacudidos pela tempestade, começaram a jogar a carga no mar. No terceiro dia, com as próprias mãos lançaram o equipamento do navio. Por vários dias, não vimos nem sol, nem estrelas, e a violenta tempestade continuava a ameaçar-nos. Já tínhamos perdido toda a esperança de salvação.


Estávamos muito tempo sem comer nada. Então Paulo se pôs de pé no meio deles e disse: “Amigos, se me tivésseis escutado e não tivésseis saído de Creta, teríamos evitado esse perigo e prejuízo. Apesar disso, aconselho que sejais corajosos, porque ninguém de vós vai morrer. Só perdereis o navio. Esta noite apareceu-me um anjo do Senhor ao qual pertenço e a quem adoro. O anjo do Senhor me disse: ‘ Não tenhais medo Paulo. Deves comparecer diante de César, e Deu concede a ti a vida de todos os teus companheiros de viagem’. Portanto, coragem amigos! Tenho confiança em Deus de que as coisas acontecerão como me foi dito. Entretanto vamos encalhar em alguma ilha”...(At 27,13-26)


É uma passagem muito longa mas é com certeza muito rica para nos mostrar como deve ser a nossa atitude .
A primeira coisa que fica forte em meu coração é que não podemos evitar os euraquilões de nossa vida, mas precisamos saber como enfrentá-lo. Muitas vezes não  é necessário deixar que os ventos dos furacões nos arraste, pois no fim sabemos que a Glória de Deus será manifestada em nossas vidas.


Há nove anos atrás decidi me consagrar a Nossa Senhora através do método que ensina São Luiz G. De Montfort e aí fui percebendo que no lugar das coisas da minha vida se acertarem começaram a ficar mais difíceis. Aí eu questionei, pois no livro que eu li dizia que Maria Santíssima iria cuidar de tudo e que eu não devia me preocupar com nada, pois tudo estava entregue nas mãos de Maria. Então soltei: ‘Parece que depois que entreguei-me todo a Maria minha vida ficou mais bagunçada!!!’
Então me veio a resposta da seguinte maneira: Veja sua mãe quando estar arrumando a casa...


Observe que ela coloca as cadeiras sobre a mesa, puxa sofá, puxa geladeira, as coisas da sala ela põe na cozinha e se ela parasse ali realmente a casa ficaria uma bagunça, mas depois que ela varre a casa, passa pano põe tudo em seus devidos lugares a casa fica limpa, cheirosa e com certeza mais agradável. Assim é Maria,assim é Deus em nossa vida.
Depois desse “tapa” entendi que por mais que pareça bagunçada nossa vida, Deus está cuidando dela.


Muitas vezes há situações em que perdemos toda a esperança assim como foi com os companheiros de Paulo, mas Deus sempre vai agir no momento oportuno, pois como fala Santo Agostinho: “Se de um mal, Deus não tirar um bem maior ele não seria Deus”.
E foi o que aconteceu se nós formos ler esse relato até o capítulo XXVIII(28) perceberemos que mesmo perdendo o navio, mesmo Paulo estando desacreditado pelos habitantes da ilha, Deus reverteu toda a situação, pois eles tiveram de volta tudo aquilo que eles tinham perdido.


Mas a confiança que Paulo teve no Senhor é o ponto chave de nossa reflexão, pois a Palavra fala: “Quem confia no Senhor é como o Monte Sião: não vacila, está firme para sempre.”(Sl 124/125,1) e ainda: “Ponho sempre o Senhor diante de meus olhos, pois Ele está à minha direita; não vacilarei” (Sl 15/16,8)

Por isso eu vos exorto a manter sua confiança no Senhor, a esperar nele, pois está sempre junto de nós e mais que isso está dentro de nós e se temos o Senhor pode vir todo e qualquer Euraquilão em sua vida Deus tem sempre o melhor.
E como dizia meu querido Pai Espiritual São Pio de Pietrelcina: “ O demônio pode vir pra cima de mim com todo o inferno, mas com Jesus eu sou maioria”.
Pense nisso!!
Deus abençoe!!!

1 comentário:

  1. Precisamos está sempre perto de Jesus para resistirmos aos Euraquilões.
    Parabéns Black pelo Blog, evangelizar de TODAS as formas com alegria!!!

    ResponderEliminar