sábado, 26 de maio de 2012

Pentecostes

Pentecostes é um nome grego que significa quinquagésimo e é o nome dado ao quinquagésimo dia após a Páscoa.
A festa de Pentecostes antes de ser uma Solenidade cristã era uma festa que os Judeus faziam; era chamada antes de Festa da colheita ou festa das semanas como nos narra em Ex 23, 16: Guardarás também a festa da Colheita dos primeiros frutos do teu trabalho, do que tiveres semeado em teu campo; e a festa da Colheita no fim do ano, quando tiveres recolhido do campo os frutos do teu trabalho.


E ainda em Ex 34,22: Celebrarás a festa das Semanas no início da colheita do trigo, e a festa da Colheita no fim do ano.
Era uma ordem que o Senhor tinha dado por meio de Moisés que os judeus viessem celebrar diante do Senhor a colheita dos primeiros feixes de trigo após sete semanas:
“A partir do dia seguinte ao sábado, desde o dia em que tiverdes trazido o feixe de espigas para ser oferecido com um gesto, contareis sete semanas completas.
Contareis assim cinquenta dias até à manhã seguinte ao sétimo sábado, apresentareis ao SENHOR uma nova oferta.
(Lev 23,15-16)


Com o passar dos anos os Judeus se congregavam em Jerusalém, pois lá ficava o Templo onde se encontrava o “Santo dos Santos” e o próprio Jesus que era judeu ia ao Templo nas três grande festas do ano: Três vezes por ano todos os homens deverão comparecer diante do Senhor, o SENHOR Deus de Israel. (Ex 34,23)



 E é por isso que nós vamos encontrar os discípulos de Jesus na festa de Pentecostes em Jerusalém onde acontece o grande derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja como lemos em Atos dos Apóstolos : Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu.(At 2,5) E não somente pelo fato de serem judeus que os discípulos se encontravam em Jerusalém, mas também para cumprir a ordem que Jesus lhes deu antes de subir ao Céu :
“Ao tomar a refeição com eles, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual me ouvistes falar, quando eu disse:
‘João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo’”.
( At 1, 4-5) e ainda : mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo. (At 1,8)


E foi o que aconteceu como lemos no relato deste fato no segundo capítulo de Atos dos Apóstolos.
Depois desse derramar do Espírito na vida dos discípulos a Igreja torna-se missionária e anuncia Jesus sem medo, pois até a vinda do Espírito eles estavam fechados, escondidos por medo dos Judeus  que crucificaram Jesus.


Ao observar a Liturgia percebemos que na Vigília Pascal a celebração começa do lado de fora Igreja com a bênção do fogo novo que entra e vai iluminando toda a Igreja com o Círio Pascal, já na Vigília de Pentecostes acontece ao contrário a celebração começa do lado de dentro da Igreja e quando essa recebe o fogo do Espírito Santo sai para anunciar Jesus a todas nações.


Você pode se preparar  para viver bem esta festa com uma Novena de preparação que é a Novena que a Igreja recomenda, pois os primeiros cristãos como Pedro, Nossa Senhora e mais 120 discípulos fizeram como fala a Palavra: Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.
Num daqueles dias, levantou-se Pedro no meio de seus irmãos, na assembleia reunida que constava de umas cento e vinte pessoas...
(At 1,13-15)

Que nesta Solenidade de Pentecostes desejemos mais do que nunca ser cheios do Espírito Santo para sermos testemunhas do Senhor Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário