quarta-feira, 20 de junho de 2012

Imaculada Conceição


Estava a meditar em algo que vi no youtube de um rapaz que é pastor evangélico ou apenas membro evangélico de uma igreja que estava a rebater uma palestra do Pe. Paulo Ricardo sobre Nossa Senhora onde o padre ensinava-nos a recorrer a Ela e falava que Ela era Imaculada...


Então esse rapaz diz: Para que vamos recorrer a Maria como se ela fosse alguém que não tem pecado? Pois temos apenas um único mediador que é Jesus!!!
E ainda usava a Palavra de Deus para dar veracidade ao que ele afirmava e dizia:
“sendo que todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus”( Rm 3, 23)
E completava: “se todos pecaram então Maria também pecou...”
E é em relação a isso que vou falar...


Precisamos analisar bem a Palavra de Deus, pois como Satanás tentou enganar Jesus com a Palavra  às vezes ele usa da Palavra para enganar-nos também (Cf Mt 4,1-11; Lc 4,1-13)
Vamos perceber bem para não fazermos confusão!!!


A Igreja na pessoa do Santo Padre o Papa Pio IX proclamou o Dogma da Imaculada Conceição de Maria no ano de 1854, algo que os Franciscanos já tinham por Devoção louvar a Maria com esse título há muitos anos atrás.
Para a Igreja afirmar algo ou como falamos em linguagem bem descontraída “bater o martelo” precisa antes de um minucioso estudo baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição. Uma das citações que o Espírito Santo fez a Igreja observar foi esta:


No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,
a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
Entrando onde ela estava, disse-lhe: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"
Ela ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação.
O Anjo, porém, acrescentou: "Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus...
(Lc1,26-30)
 

 
A Igreja viu nessa saudação Angélica uma verdade de fé muito grande; o nosso Catecismo vai dizer:

Para ser a Mãe do Salvador, Maria "'foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função". No momento da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda como "cheia de graça". Efetivamente, para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus.
Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, "cumulada de graça" por Deus, foi redimida desde a concepção. E isso que confessa o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854 pelo papa Pio IX:




A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano foi preservada imune de toda mancha do pecado original.
Esta "santidade resplandecente, absolutamente única" da qual Maria é "enriquecida desde o primeiro instante de sua conceição. lhe vem inteiramente de Cristo: "Em vista dos méritos de seu Filho, foi redimida de um modo mais sublime". Mais do que qualquer outra pessoa criada, o Pai a "abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo" (Ef 1,3). Ele a "escolheu nele (Cristo), desde antes da fundação do mundo, para ser santa e imaculada em sua presença, no amor" (Ef 1,4).” (CIC 490-492)




Tudo foi graça de Deus na vida de Maria, nada foi por ela mesma, mas sim por pura misericórdia do Senhor.
É importante entender outra coisa que foi graça de Deus, mas ao mesmo tempo mérito de Maria o manter-se Imaculada, pois nascer sem pecado não é muita coisa, porque Adão e Eva nasceram sem pecado, mas deixaram levar pela tentação e eu pergunto a quiser escutar: Será que Maria não foi tentada?
Ora, se o próprio Jesus foi tentado mesmo sendo Deus quanto mais Maria que era apenas uma criatura como outra qualquer?




Poderia alongar-me mais para mostrar que Maria é sim Imaculada, mas quero finalizar com a Palavra que nosso irmão evangélico usou só acrescentarei um versículo, pois não podemos ler a Palavra e parar numa citação isolada, mas perceber todo o texto e o contexto:


sendo que todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus —
e são justificados gratuitamente, por sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus:”(Rm 3,23-24)



Que possamos unirmo-nos a Nossa Senhora em toda a nossa vida, pois se São Paulo que foi um assassino escreve : “Sede meus imitadores como eu o sou de Cristo” (1Cor 11,1) Por que eu não vou ser imitador de Maria que nunca pecou?




Ela nos ensina em sua imagem que devemos ter os pés neste mundo, mas nossos olhar e nosso coração estarem voltados para o céu.
Pense nisso!!!


 Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!!!!

 


Sem comentários:

Enviar um comentário