quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Espera nas demoras de Deus e não desistas d'Ele

O que venho observando é que na maioria das vezes em que nos decepcionamos com algo em relação ao Senhor a nossa primeira atitude é voltar a vida velha e deixar de lado aquilo que foi vivido depois de nosso encontro com  Ele.
É realmente uma atitude meio que comum no meio da tristeza dizer: "Mas eu rezei tanto, pedi tanto e não vejo nada acontecer!!!!" "De que adianta então estar na Igreja, estar firme se Deus não faz nada? Tudo é mais difícil!!"


Quero mostrar que é comum pensarmos dessa maneira em meio a dor e para isso vamos refletir na vida de dois homens que tiveram muito próximos de Jesus...
Vamos ao texto:


"Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio.Os outros discípulos contaram-lhe: “Nós vimos o Senhor!” Mas Tomé disse: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos, se eu não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!”Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”Jesus lhe disse: “Creste porque me viste? Bem-aventurados os que não viram, e creram!” (Jo 20,24-29)


Na canção do Davidson Silva tem uma coisa muito interessante, vamos a ela:
"Por muito tempo não acreditei
me escondi, duvidei
se tudo ao meu redor era ausência Tua,
já não ouvia mais a Tua voz..."


Aqui vemos a reação de Tomé após os outros dicípulos terem-lhe contado o que se passou quando ele não estava (que poderemos ver do verso 19-23 do mesmo capítulo) e como a maioria de nós ficou meio que martelando a mesma coisa...


Mas ao observarmos a canção tem uma coisa que toca-me que é "Se tudo ao meu redor era ausência tua, já não ouvia mais a tua voz..." E quem nunca passou por isso?
Acredito que Tomé antes de Jesus mostrar-lhe que realmente Ele está vivo e que não duvidasse, mas que cresse provávelmente pensou em "Jogar tudo pro alto" e voltar a viver as coisas antigas antes de Jesus em sua vida...


Mas com Pedro a coisa também não foi muito diferente e acho que até foi mais difícil...

"Depois disso, Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim:Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Gêmeo, Natanael, de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos dele.Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Nós vamos contigo”. Saíram, entraram no barco, mas não pescaram nada naquela noite.Já de manhã, Jesus estava aí na praia, mas os discípulos não sabiam que era Jesus.Ele perguntou: “Filhinhos, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.Ele lhes disse: “Lançai a rede à direita do barco e achareis”. Eles lançaram a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes.Então, o discípulo que Jesus mais amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu e arregaçou a túnica ( pois estava nu ) e lançou-se ao mar." (Jo 21,1-4)


Apesar de ter visto, de ter sido enviado, quis voltar a vida antiga " Eu vou pescar" E Jesus já o tinha dito que ele não mais seria pescador de peixes, mas sim de homens (“Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!”Lc 5,10b) mas parece que quando vem-nos a dor esquecemos as promessas e ordens de Deus para nós.


Precisamos entender que o próprio Jesus teve de passar pelo deserto ( Cf Mt 4,1-11; Lc4,1-13) e deserto é provação. No livro do Eclo ou Ben Sirac diz:

"Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação;humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade,sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência.Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação.Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele." (Eclo 2,1-6a)


Eu já passei por uma situação em que nada me fazia sentido e Senhor me deu uma citação que deu em música essa citação está em (Nm 24,17a) e a canção temcomo refrão:

"Senhor te vejo, mas não agora
 Eu te contemplo, mas não de perto
 Somente creio e espero
 Somente creio e espero"
E tem sido minha oração nos momentos em que penso em voltar ao que era antes de Jesus entrar em minha vida.


Quero finalizar com o que o Próprio Senhor nos diz:
" No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." (Jo 16,33b)
Apoiemo-nos em Jesus e sairemos vitoriosos. Façamos como Pedro que ao ver que era o Senhor lançou-se ao mar.
                                                      Amém!!!







1 comentário:

  1. Linda reflexão Ricardo!
    "Parece que quando vem-nos a dor esquecemos as promessas e ordens de Deus para nós."
    Senhor, que eu não esqueça das promessas que tens pra mim. :)

    ResponderEliminar