quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Obediência


No meu ponto de vista é o conselho evangélico mais difícil de ser vivido, pois já trazemos em nós o fruto da desobediência dos nossos primeiros pais Adão e Eva, por esse motivo temos uma tenência a sermos desobedientes. Por Exemplo:  A uma criança você fala: “fique aqui” e sai, quando você voltar ela vai estar onde a deixou? Possivelmente não, pois é algo que já vem de dentro que nos impulsionam sermos desobedientes.


Mas, aí está a diferença, nós que optamos em ser de Deus precisamos renunciar a nós mesmos e isto é a parte mais difícil, pois quando Jesus nos chama não diz somente “pegue sua cruz e me siga” pelo contrário ele fala: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me.”(Lc 9,23)E esse renuncie a si mesmo consiste também em fazer a vontade de Deus e não a minha.


Quando eu não sou obediente eu cometo um pecado gravíssimo que é o pecado da idolatria. Por que digo isto? Observe este texto acerca de Saul Rei de Israel: Samuel, porém replicou: “O Senhor, o que quer? Holocautos e sacrifícios, ou obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros. A rebelião equivale a um pecado de magia e a desobediência, a um crime de idolatria. Assim porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não é mais rei”(1Sm 15,22-23). Forte não é? 

Mas é a mais pura verdade, pois fazendo minha vontade e não a de Deus, coloco minha vontade no lugar dele (Deus). E o que é idolatria? É o culto ao um outro Deus, pois é derivado de duas palavras Eidolom (imagem de um Deus) e Latreia (culto) poderia então dizer: “ Mas o que isso tem haver com obediência?” E eu respondo, tudo, pois quem presta culto, presta obediência, o Catecismo diz: “ Obedecer(“ob-audire”) na fé significa submeter-se livremente à palavra ouvida”(CIC 144) e quando damos ouvido a voz da nossa carne deixamos de ouvir a voz de Deus e fazemos da nossa vontade nosso Deus. Por que falo isso? A palavra obedecer tem a mesma etmologia de escutar Eu aprendi que vontade é uma coisa que dá e passa, por isso precisamos resistir.


Obedecer não é uma tarefa muito fácil, é luta contínua contra nós mesmos, ja ouviram dizer que nosso pior inimigo somos nós mesmos? Pois é a mais pura verdade é uma luta da minha vontade contra a vontade de Deus. O próprio Jesus teve que aprender o que significava obediência. “É ele que, nos dias de sua vida terrestre, apresentou pedidos e súplicas, com veemente clamor e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte; e foi atendido por causa da sua submissão. E embora fosse Filho, aprendeu, contudo, a obediência pelo sofrimento; e levando a perfeição, se tornou para todos os que lhe obedecem princípio de salvação eterna, tendo recebido de Deus o título de sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedec.”( Hb 5,7-10).


 A vida de Cristo foi uma profunda vivência da obediência, quando criança a Palavra fala que ele era submisso a José e a Maria (cf. Lc 2,51). Ele fala também: “Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade de quem me enviou” (Jo 6,38).  No Getsêmani: “E dizia: “Abba (Pai)! Tudo é possível para ti: afasta de mim este cálice; porém, não o que eu quero, mas o que tu queres”.”(Mc 14,32b). Existem infinitos exemplos na vida Cristo que mostram que muitas vezes ele teve que renunciar sua vontade para fazer a vontade do Pai. Por qual motivo devemos olhar para vida de Cristo? Ele próprio responde: “Se, portanto, eu, o Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também deveis lavarvos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz,
também vós o façais” (Jo 13, 1-17). “Se compreenderdes isto e o praticardes, felizes sereis” (Jo 13,17).  A obediência é a mesma coisa que ser submisso, por isso dentro da nossa realidade de Comunidade precisamos ser submissos aos nossos Fundadores, ao nosso Servo; que deve ser o primeiro a obedecer, pois sua função já diz o que fazer, mas também sermos submissos uns aos outros. (Cf. Ef 5,21).


É por esse motivo que devemos estar a todo instante pedindo a ação do Espírito em nossas vidas, pois não é nada fácil, ora,  se Cristo sendo Deus encontrou dificuldades, mas conseguiu vencê-las pela oração, nós precisamos muito mais recorrer a essa ação pois se quero ser uma pessoa conduzida pelo Espírito preciso pedir, porque como já falei antes é uma luta contínua. Paulo diz: “Ora, eu vos digo, conduzi-vos pelo Espírito e não satifareis os desejos da carne. Pois a carne tem aspirações contrárias ao espírito e o espírito contrárias à carne. Eles se opõem reciprocamente, de sorte que não fazeis o que quereis.(Gl 5,16-17).

Para fixar:
O que vem a ser a desobediência?
Qual a importância de sermos obedientes?
Até que ponto tenho sido obediente?
Já me confessei relatando que sou desobediente?
O que ficou pra mim desse texto?
Em que ponto preciso melhorar?
Tenho vivido bem esse conselho evangélico?





1 comentário: