terça-feira, 11 de outubro de 2011

Evangelizar sempre


No Brasil comemora-se o dia das crianças no dia 12 de Outubro e então como um sinal de manifestação contra a violência infantil surgiu uma campanha no facebook de mudarmos a foto de nosso perfil por uma personagem de desenho animado, ou história em quadrinhos... que marcou nossa infância...
Então eu escolhi uma foto do Lion dos Thundercats, pois foi um desenho que me marcou muito, mas alguns dos meus amigos portugueses que viram a foto não entenderam bem, pois o dia da criança aqui em Portugal é comemorado no dia 1º de Junho se não me falha a memória, então expliquei e nisso vi uma oportunidade de evangelizar... 


Ao observar a minha personagem escolhida, vi que a sua arma é a Espada que ele utiliza para ver além do alcance; e isso me remeteu à fé, pois como fala em Hebreus 11,1 A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem. Mas, não somente isso, também usa para chamar os amigos que ao ser usada a Espada, sai um sinal que faz com que esse tais amigos ganhem força para ajudá-lo e então percebo que o Lion sozinho nao tem forças para vencer o mal é preciso apoiar-se na Comunidade, pois a Palavra também fala: O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.” (Gn 2,18) Mas qual é o motivo de eu estar insintindo tanto na espada e na personagem que eu escolhi?


Por que a Palavra deve ser anunciada oportuna e inoportunamente... “proclama a Palavra, insiste oportuna ou inoportunamente, convence, repreende, exorta, com toda a paciência e com a preocupação de ensinar. (2Tm 4,2)  e na carta de São Paulo ao Efésios  vai ensinar-nos uma ótima lição: “Enfim, fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força; revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo. Pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço. Por isso, protegei-vos com a armadura de Deus, a fim de que possais resistir no dia mau, e assim, empregando todos os meios, continueis firmes. Ficai, pois, de prontidão, tendo a verdade como cinturão, a justiça como couraça e os pés calçados com o zelo em anunciar a Boa-Nova da paz. Em todas as circunstâncias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do Maligno. Enfim, ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (Ef 6,10-17)


Somos convidados a revestir-nos da armadura de Deus, pois nossa luta contra mal é bem diferente da personagem do desenho animado. É contra um inimigo que não se vence com armas comuns ,mas com armas espirituais. E quando se fala de revestir da uma ideia de que deve ser vestida várias vezes não uma coisa que usamos agora e acabou é algo continuado, todos os dias! 


A espada do Espírito é uma arma eficaz, pois foi com ela que Jesus venceu as tentações no deserto (Cf Mt 4,1-1;Lc 4,1-13) Se observarmos em Lc 4,13 veremos a importancia de estar sempre revestindo-se da armadura: “Terminadas todas as tentações, o diabo afastou-se dele até o tempo oportuno.Ou seja Jesus não usou essa arma tão poderosa uma só vez...


Depois de tudo isso que pude refletir da minha personagem escolhida, vi que a escolha mais uma vez foi do Senhor, para que assim Ele pudesse falar pra mim e eu servir de canal, pois: “Não se vendem dois pardais por uma moedinha? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados.” (Mt 10,29-30) Tudo é conforme a vontade do Pai.


 Deus sempre me fala e anunciar o evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho!(1 cor 9,16)  E ainda: “O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!(Mt 10,27)


Evangelizemos sempre e quando necessário usemos de palavras 
( São Francisco de Assis)







2 comentários:

  1. O melhor texto... e não descorde da minha opinião...hihihihi *-*

    ResponderEliminar
  2. Lion sozinho nao tem forças para vencer o mal...
    Então... Cheetara apresentando-se para o combate! Thundercats! ;)

    ResponderEliminar