quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Seja perseverante

Muitas vezes desitimos das coisas, das pessoas, dos sonhos... muito facilmente e depois colocamos a culpa em Deus quando não alcançamos aquilo que desejamos...
Acredito que isso é uma realidade muito comum, mas se nós chamamo-nos de cristãos, de pessoas que tem Deus não devemos desistir da graça ou da bênção que almejamos. Notemos uma personagem que ensina-nos muita coisa acerca da insistência pra recebermos as coisas de Deus; Jacó.
Vamos conhecer um pouco sua história:

Nasceu de Isaac e Rebeca, era gêmeo de Esaú, mas, Esaú nasceu primeiro e tinha a bênção da primogenitura e essa bênção era algo que quando o pai estivesse bem velhinho confiava-lhe toda a sorte de bênção ao primeiro filho que dava a continuidade na obra do pai.
Pois, bem, Jacó desde seu nascimento foi insistente, pois nasceu segurando a calcanhar de Esaú, sinal que não iria sair de seu pé enquanto não conseguisse a bênção. Quando os dois cresceram Esaú que era um hábil caçador chegou em casa cansado e Jacó estava em casa com um belo prato de sopa de lentilhas então Esaú pediu, mas jacó disse: “Vende-me agora mesmo o teu direito de primogênito”. Esaú ponderou: “Estou morrendo de fome, e de que me serve a primogenitura?” Jacó insistiu: “Jura-me agora mesmo!” E Esaú jurou e vendeu o direito de primogênito a Jacó. Então Jacó deu-lhe pão com a sopa de lentilhas. Esaú comeu e bebeu, levantou-se e foi embora. Desprezou assim a sua primogenitura.(Gn 25,31-34)

Essa foi a primeira graça que Jacó obteve e quando chegou o dia da bênção que seu pai Isaac ele recebeu a bênção da primogenitura, mas não para por aí...
Quando este teve de fugir pra casa de seu tio por causa da fúria de Esaú lá conheceu Raquel e esperou sete anos pra casar com ela,mas ao ser enganado pelo próprio Labão casando-se com Lia irmã de Raquel trabalhou mais sete anos...(cf.Gn 29,20-27)
Depois em outra oportunidade Jacó não permitiu que o anjo do Senhor o deixasse sem ter-lhe dado a bênção!!!(Gn 32,27s)

Resumidamente vimos um pouco da história de Jacó e isso ensina-nos e sermos perseverantes naquilo que desejamos o próprio Senhor diz que nossa oração deve ser insistente: “Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre, sem nunca desistir: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, e lhe pedia: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário! ’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Não temo a Deus e não respeito ninguém. Mas esta viúva já está me importunando. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha, por fim, a me agredir! ’” E o Senhor acrescentou: “Escutai bem o que diz esse juiz iníquo! E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? (Lc18,1-7)


Sejamos perseverantes naquilo que pedimos a Deus pois Tiago diz:” pedis e não recebeis é porque pedis mal” (Tg 4,3a)
Seja insistente como assim o foi Jacó que não permitiu que o anjo o deixasse sem o abençoar ou como a viúva que não sussgou enquanto o juíz não lhe fizesse justiça.
Insista, peça , clame e veja Deus fazer e pra terminar tenho mais uma dica em Mc 11,24 : “Por isso, vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que já o recebestes, e vos será concedido.” E Ainda em Lc 21,19: “É pela vossa perseverança que conseguireis  salvar a vossa vida!

 Aí está o segredo!!

2 comentários: