segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Como vencer a crise

                   Aqui em Portugal e em toda a Europa o que mais se fala é sobre a crise. Se você for ver TV nos telejornais é o que mais se ver...
 Guerra na Grécia, funcionários revoltados por ter sido cortardo o subsídio Natal e férias e o governo pede que se trabalhe mais meia hora por dia mas, sem pagar, etc...
Mas na minha cabeça o que vem “martelando” é que a maior crise não é essa e sim a crise de Deus.


                  Estava conversando com os meus crismandos de Ribeira das Tainhas acerca disso e disse-lhes  que tinha a receita para a Europa vencer essa crise.
A receita é muito simples... É deixarmos de olhar para nós mesmos e passarmos a olhar ao nosso redor para ver a necessidade dos outros também, pois ninguém é tão pobre que não tenha nada pra dar e ninguém é tão rico que não precise receber!!
E quem é cristão ou seja quem se diz que é de Deus, deve também ser um outro Cristo na Terra e como vocês estão para confirmar vosso Batismo deve também pensar assim...

                   Sábado estava fazendo uma Celebração da Palavra aqui em casa e o Evangelho mexeu muito comigo: Nesse momento, chegaram algumas pessoas trazendo a Jesus notícias a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando o sangue deles com o dos sacrifícios que ofereciam. Ele lhes respondeu: “Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que qualquer outro galileu, por terem sofrido tal coisa? Digo-vos que não. Mas se vós não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que qualquer outro morador de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo”. E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi lá procurar figos e não encontrou. Então disse ao agricultor: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Para que está ocupando inutilmente a terra? ’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano. Vou cavar em volta e pôr adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então a cortarás”.  (Lc13,1-9)


                   De um modo particular o que foi meu ponto de reflexão foi o versículo 7: Então disse ao agricultor: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Para que está ocupando inutilmente a terra?
Isso me fez pensar muito: Será que eu tenho ocupado inutilmente a Terra? Será que a crise também não é culpa minha? Quais frutos tenho dado? E o mais grave será que eu tenho dado bons frutos, pois não basta dar fruto ,mas o fruto deve ser bom pois: Toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo.(Mt 3,10b)


                   Olhemos pra dentro de nós e observemos se estamos ocupando a terra inutilmente. Nós podemos fazer a diferença, é hora de acordarmos e vencermos a crise, pois quem diz que ama a Deus deve amar ao próximo( Evangelho deste Domingo) e amor é doação e como diz a Beata Madre Tereza de Calcutá: “ Amar é doar-se até doer!”
                                                       Fica a dica!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário